Saudações tenebrosas...

Você ultrapassou o portal da realidade... Seja bem vindo(a) á um mundo onde os contos criam vida, mesmo quando falam de morte...

Sidney Leal

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A Divina Comédia, Dante Alighieri Um livro pra vida toda!

Maravilhado pela obra do mestre, nomeei meu primogênito com o seu nome, salve Dante! te amo meu filho :)



Por Spartaco Nottoli

Dante, um dos maiores ícones culturais do Ocidente, morreu há exatos 700 anos. Era 13 de setembro de 1321 quando a cidade de Ravenna, na Itália, testemunhou a morte do poeta Dante Alighieri, considerado um dos pais da poesia e da língua italiana.

Ele foi muito mais do que um literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico e teológico, "La Divina Commedia" (A Divina Comédia), que é uma das obras-primas da literatura universal e um dos pontos mais altos atingidos pelo espírito humano. Ela se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.

Dante foi condenado ao exílio pelo novo governo de Florença. Se fosse capturado por soldados da cidade seria queimado vivo. Após passar por vários principados, em 1318, ele foi convidado para ser hóspede de Guido Novello da Polenta, príncipe de Ravena, onde morreu em 1321, o mesmo ano em que terminou de escrever os versos do Paraíso, a parte final de sua obra-prima, a Divina Comédia.

Essa obra foi originalmente intitulada Comédia e mais tarde foi rebatizada com o adjetivo Divina pelo grande escritor Boccacio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário